Bhāvanā é um termo sânscrito que pode ser traduzido como “cultivo” ou “desenvolvimento”.
Na tradição Buddhista, é frequentemente utilizado para se referir às práticas de meditação ou contemplação mental.
Bhavana é sobre cultivar qualidades mentais positivas, como a concentração, a consciência plena (mindfulness), a compaixão e a sabedoria.
É sobre cultivar qualidades positivas e promover mudanças significativas dentro de nós e em nosso entorno.
Existem diferentes tipos de Bhavana, cada um focado em desenvolver aspectos específicos da mente:
Samatha Bhavana: Esta prática visa cultivar a tranquilidade mental e a concentração, geralmente através da focagem na respiração ou em um objeto específico.
Vipassana Bhavana: Também conhecida como meditação da visão profunda, essa prática tem como objetivo desenvolver a sabedoria e a compreensão da verdadeira natureza da realidade. Envolve a observação e a compreensão das sensações, pensamentos e emoções com uma mente clara e equânime.
Metta Bhavana: Metta significa “bondade amorosa” em Pali, e essa prática é voltada para o cultivo do amor e da compaixão, tanto para si mesmo quanto para os outros. Envolve a geração e o cultivo de sentimentos de benevolência e bondade para todos os seres.
Karuna Bhavana: Karuna significa “compaixão” em Pali. Esta prática envolve o desenvolvimento da compaixão e da empatia pelos seres que sofrem, junto com o desejo de aliviar seu sofrimento.
Mudita Bhavana: Mudita significa “alegria empática” ou “alegria altruísta”. Esta prática consiste em cultivar a alegria diante das realizações e felicidades dos outros, sem inveja ou ciúmes.
Bhāvana deriva de Bhāva, que significa “o vir-a-ser”, ou o processo de manifestação do Ser real, que representa o modo natural e correto de cultivar o campo dos estados mentais, livre das influências e ilusões dos sentidos.
A mente representa um campo que sempre pode ser cultivado para se alcançar um estado ativo de concentração na realidade do momento presente.
Dentro desta perspectiva podemos ter o entendimento de Bhāvana como meditação em tempo integral.
É com essa inspiração e com a motivação de cultivarmos mais presença, consciência e compaixão no mundo, que iniciamos o Instituto Bhavana, nos entregando para um novo processo de Manifestação com total abertura para o que esse cultivo possa “vir a ser”.
Aspiramos atuar em Comunidade, na visão de um futuro onde a Consciência Plena e a Compaixão possam florescer em uma nova realidade de prosperidade e bem-estar genuíno para todos os seres.
Se você também acredita que Mindfulness e Compaixão podem nos ancorar na transformação individual e coletiva, junte-se a nós.
Será uma alegria caminhar contigo nessa jornada!
Om Mani Padme Hum
Que todos os seres sejam saudáveis e felizes, incluindo eu e você!