Mindful Eating: Um Guia para Iniciantes
Mindful Eating deriva da filosofia mais ampla de Mindfulness, uma prática secular e mundialmente difundida na atualidade.
Nesse post vamos explorar os conceitos e benefícios do Mindful Eating e entender como você pode transformar a sua relação com a comida através de suas práticas.
O que é Mindful Eating?
Mindful Eating ou Alimentação Consciente é uma abordagem alimentar que envolve inicialmente, prestar atenção à comida, aos sentimentos, à fome e aos sinais de saciedade no momento em que você está comendo.
Trata-se de comer conscientemente, envolvendo todos os sentidos e reconhecendo respostas, sentimentos e sinais físicos como fome ou saciedade.
A alimentação consciente ajuda a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e a desenvolver hábitos que beneficiam a saúde física e mental. Também pode ajudar a reduzir as desordens nos comportamentos alimentares e apoiar o cultivo de uma boa saúde e bem-estar.
Na prática, Mindful Eating é um convite para você comer mais devagar, sem distração, ouvir os sinais físicos da fome e comer apenas até ficar satisfeito, distinguir entre a verdadeira fome e os gatilhos para comer, envolver os sentidos observando cores, cheiros, sons, texturas e sabores , aprender a lidar com a culpa e a ansiedade em relação à comida e a comer para manter a saúde e o bem-estar geral e não para uma compensação emocional.
Embora a prática do Mindful Eating incentive escolhas mais nutritivas e satisfatórias para o corpo, desencoraja a atitude de julgamento para os comportamentos alimentares, pois além da proposta de desenvolver uma nova relação com a comida, nos convida também para uma relação mais compassiva consigo mesmo.
A aposta é a de que à medida que nos tornamos mais conscientes dos nossos hábitos alimentares e suas consequências para nossa saúde, podemos implementar mudanças que irão beneficiar nosso corpo, nossa mente e a maneira como nos relacionamos (conosco e com o mundo).
Como praticar Mindful Eating?
Mindful Eating é um convite para que você direcione a Atenção Plena para suas experiências alimentares percebendo as sensações no corpo, pensamentos e sentimentos sobre a comida, sem julgamento.
Teresa T. Fung e colegas descreveram um modelo de alimentação consciente que é guiado por quatro pqrguntas:
O que comer?
Por que comer o que comemos?
Quanto comer?
Como comer ?
O que observar enquanto você pratica a Alimentação consciente:
- Considere o espectro mais amplo da refeição: de onde veio a comida, como foi preparada e quem a preparou.
- Perceba sinais internos e externos que afetam o quanto você come.
- Perceba a aparência, o sabor, o cheiro e a sensação da comida em seu corpo enquanto você come.
- Reconheça como o corpo se sente depois da refeição.
- Expresse gratidão pela refeição.
- Experimente usar a respiração profunda ou meditação antes ou depois da refeição.
- Reflita sobre como suas escolhas alimentares afetam nosso meio ambiente local e global.
SAINDO DO PILOTO AUTOMÁTICO
Como você costuma realizar as suas refeições?
Muitas pessoas comem enquanto estão dirigindo, trabalhando, olhando o celular ou assistindo televisão. Embora pareça óbvio, muitos não percebem que olhar o telefone, atender uma chamada de trabalho enquanto come ou fazer qualquer outra atividade de distração pode prejudicar a alimentação.
O oposto da alimentação consciente é a alimentação distraída e ela está associado à ansiedade, alimentação excessiva e ganho de peso.
Quando você não está totalmente focado e aproveitando a experiência da refeição, come mal e muitas vezes inadequadamente.
O interesse pelo Mindful Eating tem crescido como estratégia para comer com menos distrações, melhorar os comportamentos alimentares e cultivar uma vida mais plena de saúde, bem-estar e autocompaixão.